terça-feira, 6 de julho de 2010

Juntos

Fui na casa da minha tia Alice acompanhar minha mãe para resolver alguns problemas. Chegando lá, me deparei com a minha priminha que tem oito anos de idade. Ela estava sentada no canto do sofá, com um caderno e um lápis em seu colo:
- Oi Ju! O que você está fazendo? - perguntei.
- Oiiiii! - ela me deu um grande abraço -  fazendo lição de casa da minha escola. Tem que fazer "x" no que te faz feliz e depois tem que desenhar.
- Ah! Eu posso ver? Ou você ainda não terminou? - perguntei
- Só falta pintar o último - disse-me entregando o objeto com o maior cuidado.
Seu caderno era incrívelmente caprichoso e bem cuidado para uma criança de oito anos. Lembrei-me do meu material quando tinha aquela idade, e conclui que não tinha nem um quarto do cuidado e capricho da minha prima. O titulo da lição era: "O que te faz feliz" e abaixo haviam três questões, onde a cada questão, tinha duas situações. Nelas, situavam momentos entre ganhar algo no aniversário, natal, etc., ou estar com a família em programas legais, como ir para a sorveteria ou assistir à um filme.
O incrível foi que em vez da Ju escolher brinquedos como é natural da idade, ela escolheu estar com a família. Em todas as questões. Nos desenhos, ela colocava todos, todos que faziam parte dela. E como a família era muito pequena, cabia apenas numa folha.
Refleti sobre o assunto e vi que entre ganhar um brinquedo para (na maioria das vezes) brincar sozinha, era bem mais divertido e legal ganhar um passeio onde faziam todos juntos.

Fonte da foto: http://juntos.strokeassociation.org/downloadable/heart/flash/flash_content/stroke/juntos/html/images/FamilyJuntos.jpg