sábado, 12 de fevereiro de 2011

O mundo da lomografia

Para quem não sabe, a lomografia é aquela maneira antiga de se tirar foto, quando você não consegue ver como ela saiu e tem que esperar para revelar. Essa é uma maneira divertida de se fotografar como antigamente. Ela é uma câmera é bem leve, de baixo custo e muito boa, pois ela tem uma sensibilidade alta e mesmo sem flash, ela consegue fotografar o movimento com as devidas cores e nitidez.

Bem, o surgimento dessa fantástica câmera foi no início da década de 80 na ex-União Soviética em plena Guerra Fria. O general Igor Kornitzky ordenou para que Michael Pantiloff, que era diretor da marca LOMO, produzisse câmeras pequenas, boas e fáceis de manusear. Portanto, o amante de fotografia reparou na qualidade de uma máquina japonesa, e decidiu modificá-la para que ela pudesse ser vendida na URSS como maneira de propaganda com um preço acessível. A ideia foi extremamente boa que a Lomo Kompact Automat passou a ser comprada não só pelo país de origem, mas como também pela Alemanha, Cuba e Vietnã.

E hoje, ela é usada por muitos fotógrafos amadores e também profissionais. Tanto, que até criaram dez regras básicas:
1.Leve a sua Lomo para onde vá.
2.Fotografe a qualquer hora do dia ou da noite.
3.A Lomografia não interfere na sua vida, é parte dela.
4.Aproxime-se o mais possível do objecto a ser fotografado.
5.Não pense.
6.Seja rápido.
7.Você não precisa de saber antecipadamente o que vai fotografar...
8....Nem posteriormente.
9.Não fotografe com os olhos.
10.Não se preocupe com as regras.

Essa câmera de baixo custo e de extrema potência, vem conquistando as pessoas mesmo na época da câmera digital.

Vejamos algumas fotos tiradas por câmeras lomográficas.
A foto acima foi tirada pela câmera ao lado que tem quatro lentes. Assim, quando clicada, ela dispara quatro vezes e deixa em ordem como vocês estão vendo.
Essa foto foi tirada por uma câmera com lente fisheye (olho de peixe). Há câmeras que têm esse efeito integrado, já outras vendem separadamente onde você coloca na lente.
Há também as de prova d'água.

Algumas das câmeras lomográficas:

 
Para comprar pela internet achei esses sites:
http://cameras.mercadolivre.com.br/antigas-colecao/ (aqui, o problema é que a maioria são usadas)

Ainda não comprei uma em nenhum desses sites. Portanto, caso estejam interessados, é bom buscar a opinião de outras pessoas que já fizeram a compra pelo site com relação a entrega e prazo.

Acho ótima a ideia de ter uma câmera dessas, pois caso você se canse de tirar a foto pela câmera digital e depois ter que dar um efeito no photoshop, o fácil é que com essa máquina você apenas escolhe o filme com o efeito desejado e sai tirando fotos por aí.

Se você quiser saber mais sobre a câmera lomográfica, recomendo o site http://www.lomography.com.br/, pois lá há fotos tiradas com cada tipo de câmera e filmes, também tem dicas e muitas outras milhares de coisas. O link da loja deste site é o primeiro. Parece ter bastante compradores, mas mesmo assim tem que procurar a opinião dos clientes. O problema é que neste computador, em certos links da loja, a página dá erro e fecha, e assim eu fiquei com um pé atrás.

Te encontro por aí com a sua lomo na mão! ;)

PorBella