sábado, 24 de dezembro de 2011

Resenha: Quarto


O livro "Quarto" de Emma Donoghue conta a história de Jack, um garotinho esperto de cinco anos, e sua mãe, que vivem em um minúsculo quarto/casa onde o Velho Nick os mantém trancados e que aparece de noite para levar mantimentos. Sucesso em vários países, "Quarto" foi classificado como o Melhor Livro do Ano pelo "The New York Times" e por vários outros pela sua originalidade.

Quem relata a história é o inteligente e esperto Jack. Este diferente garoto, tem um cabelo cumprido e dorme no armário por proteção de sua mãe. Graças a ela, ele sabe ler livros com palavras antiquadas como "Alice no País das Maravilhas", e entre outros como "A Cabana" e "O Código da Vinci". No quarto eles brincam, comem e dormem, embora a Mãe não consiga fazer isso direito, pois é nesse tempo que o Velho Nick sempre aparece para levar mantimentos e receber o infame pagamento, sendo essa a razão de estar presa durante 7 longos anos.

A originalidade da jovem Emma mostra claramente a vida assustadora, e ao mesmo tempo encantadora, de mãe e filho na visão de Jack, nos surpreendendo a cada momento com sua ingenuidade ao contar os tenebrosos fatos. Além também das dezenas de brincadeiras divertidas e educativas criada pela mãe, assuntos importantes como a educação, aborto e abuso são jogados para o leitor refletir.

Não é atoa que "Quarto" seja um Best Seller de grande sucesso no mundo, pois Emma mostra a realidade vista por um garoto nada normal ao compararmos seu cabelo, sua tamanha inteligência e sua forte história a dos demais. O ponto forte, além da questão de que Jack nasceu e viveu durante cinco anos sem tomar conhecimento, até então, de toda a verdade do gigantesco mundo, é a profunda relação do amor de mãe e filho, comovendo o leitor a cada instante conforme os acontecimentos. De leitura fácil, "Quarto" mostra a terrível realidade de uma mãe apavorada, tentando ao máximo proteger e dar uma excelente educação ao seu filho, mesmo sendo fruto da união com o asqueroso Velho Nick.

PorBella
PS: FELIZ NATAL! :D