domingo, 21 de outubro de 2012

Produtora LAIKA




Já faz um bom tempinho que assisti "Coraline", um filme de animação bastante sombrio, mas muito bem feito. Estava navegando por um blog de animação estrangeiro hoje e achei um link chamado "LAIKA". Este é o nome de uma pequena produtora de curtas e longas-metragem que faz suas animações por meio de stop-motion e CGI.

Assisti Coraline pela primeira vez e fiquei impressionada com a riqueza dos acontecimentos da história fantástica e dos belos cenários e cenas desenvolvidos através do dificílimo stop-motion. Achei um vídeo que mostra exatamente todo esse trabalhão que eles tiveram para que o filme saísse simplesmente perfeito e fiquei muito impressionada com a paciência e com o tamanho cuidado com os detalhes.

Infelizmente eu não consigo colocar o vídeo aqui no meu blog pois o site oficial da empresa tem sua exibição de vídeo apropriada e criada por eles. Mas basta entrar aqui e assistir o vídeo com o título: Made in Oregon, Frame by frame.

Encontrei em um blog mais informações sobre a produtora, como: 
" (...) foi criado quando Phil Knight (oriundo da Nike), comprou os estúdios Will Vinton. Agora se chama Laika Entertainment.
(...) A Laika se prepara para apresentar três novos projetos que podem entrar em produção em breve. O primeiro é "Here Be Monsters!" baseados nos livros de Alan Snow.
(...) O segundo projeto é "Jack and Ben", uma animação em CGI, sobre pássaros azuis que precisam enfrentar uma jornada perigosa para a Flórida ao longo da rota migratória norte-sul.
Outro projeto é "Paranorman", uma idéia original do chefe de história de "Coraline", Chris Butler, falando de uma pequena cidade que está sob uma maldição secreta. Apenas um garoto de 13 anos pode ajudar a cidade de ser dominada por zumbis, mas ninguém presta atenção nele. O filme poderá ser em stop-motion ou CGI."

 E este ano (março) ela lançou o "ParaNorman":



Legal, não? :) Ainda não assisti, mas aposto que é tão bom e bonito quanto foi Coraline :)
Adorei essa produtora pelo fato de que, no vídeo que coloquei o link do site, ter apresentado e mostrado um pouco para o espectador como que é feito todo o processo. É claro que as outras empresas também fazem isso - ainda continuo amando a Pixar e a Disney -, mas dá para ver o espírito de equipe de todos que trabalham lá e dá para ver seus esforços de se darem bem nesse mundo tão amplo da animação. Stop-motion definitivamente não é fácil, e fazer um filme então, é centenas de vezes mais difícil. A minha primeira reação quando assiti Coraline (tirando o medo dos personagens com olhos de botão preto), foi a de estar em um mundo totalmente sem fronteiras onde tudo acontece com a personagem de uma maneira perfeita e cheia de detalhes lindos. Definitivamente Coraline me surpreendeu como todos os outros filmes da minha produtora de longas-metragem de animação favorita (vulgo, Pixar) :D

PorBella.